A Jornada da Transformação Profissional.
- raissavcbueno
- 10 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2023

Mudar nossos caminhos muitas vezes se faz necessário, uma vez que nós, seres humanos, em suma estamos constantemente em busca de nos sentirmos bem, nos desenvolvermos e aperfeiçoarmos. Mudar de carreira muitas vezes pode representar um desafio, ao mesmo tempo em que também pode ser a resposta para algumas pessoas que se sentiam insatisfeitas onde estavam.
O primeiro passo para uma mudança de carreira é reconhecer que não se sentia feliz e/ou pertencente, e até mesmo, insatisfeito, no lugar onde estava. É importante aprender a fazer uma autoavaliação, aprender a reconhecer sentimentos e emoções, já que muitos desses processos ficam gravados no nosso inconsciente e diversas vezes demoram muito para serem acessados.
À partir deste momento, o autoconhecimento (e ele implica em entender o que não estava sendo satisfeito nesse âmbito de vida primeiramente), entender o que busca para esse momento, o que lhe faz sentido, é de extrema relevância para tornar o processo um tanto mais tranquilo.
E dessa forma é que também vai se entender a necessidade de aprimoramentos e desenvolvimento de novas habilidades para poder desenvolver o novo trabalho. Nesse âmbito, aprendemos a estender nossa rede de contatos – que podem nos auxiliar muito na nova área, aprendemos a ter resiliência, já que a jornada profissional por si só tem muitos altos e baixos.
Podemos contar com a ajuda do psicólogo em todo esse processo, desde a identificação das emoções e sentimentos negativos com relação ao trabalho, até o momento de entender e celebrar conquistas, entender as habilidades a serem desenvolvidas.
O caminho da mudança de carreira de fato não é fácil, mas é dessa forma que podemos encontrar um espaço mais significativo profissionalmente, onde possamos nos sentir mais desenvolvidos e acolhidos. Ao abraçar essa jornada com determinação e coragem, podemos moldar nosso destino profissional e criar uma vida que nos inspire.