top of page

Burnout – é hora de refletir.

  • raissavcbueno
  • 6 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de out. de 2023



O burnout é um fenômeno psicológico amplamente conhecido, que afeta indivíduos que estão sob constante estresse (principalmente no contexto de trabalho). Refere-se à um estado de exaustão emocional (indivíduo sente-se esgotado, drenado); possível despersonalização (indivíduo se sente desconectado de seu corpo/emoções); e diminuição da realização pessoal (pessoas sentem que suas realizações não têm valor ou significado mesmo que tenham conquistado sucesso profissional).

Os fatores de risco predominantes envolvem fatores individuais, organizacionais e socioculturais; incluindo uma possível carga de trabalho excessiva; falta de controle; sensação de impotência; relacionamentos conflituosos no ambiente de trabalho; valores e cultura organizacional que priorizem apenas resultados financeiros; expectativas sociais; entre outros.

Além dos obstáculos emocionais, o burnout pode também afetar a saúde física, já que indivíduos acometidos estão mais propensos a desenvolver problemas de saúde como doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, depressão e ansiedade (que frequentemente geram por si só consequências no corpo). Desta forma, podemos dizer que afeta consideravelmente a qualidade de vida.

Alguns profissionais da saúde podem ser essenciais no tratamento do burnout, e dentre eles, o psicólogo. Este profissional é o que busca trabalhar os sentimentos e emoções relacionados à estafa no geral, diretamente ligadas à sua estratégia de trabalho.

A psicanálise, que envolve compreender as raízes inconscientes das emoções, comportamentos e pensamentos, pode ser uma abordagem pertinente. Dessa maneira, como estratégias, podemos pensar na exploração de experiências, traumas passados ou conflitos internos que se relacionem com o trabalho ou a concepção do mesmo para o indivíduo.

Além disso, também podemos trabalhar a promoção do autoconhecimento (assim o indivíduo pode entender e conhecer suas limitações com relação ao trabalho); adquirir consciência de seus conflitos internos; analisar suas dinâmicas interpessoais (e possivelmente a história por trás delas); estabelecer novos comportamentos e resiliência.

É essencial ressaltar que a psicanálise é uma abordagem terapêutica que requer compromisso do paciente e que pode ser eficaz para aqueles que desejam uma exploração profunda das causas subjacentes do esgotamento profissional e estão dispostos a investir tempo e esforço no seu processo.

bottom of page