top of page

Quando a ansiedade está fora do normal?

  • raissavcbueno
  • 6 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura


Com certeza você já deve ter sentido os sintomas de ansiedade em algum momento, e agora vou te explicar um pouco sobre eles. Frequentemente quando sentimos ansiedade, sentimos sensações físicas: de mãos suadas ou suor em excesso no geral, coração acelerado, possível aperto no peito, sensação de morte, entre outras.

Os sintomas de ansiedade são prevalentes na maioria da população em algum momento de vida, e até em certo ponto, podemos chamar de natural, afinal de contas, é uma resposta do nosso organismo, herdada dos nossos ancestrais, já que eles tinham de correr, caçar, fugir. Sobretudo porque, aprender a sentir medo foi o que os fez ficar vivos e então dar continuidade à nossa espécie.

Porém, quando é que entendemos que a ansiedade é um problema? Eu respondo para você: justamente quando não se tratar de uma situação de risco real e/ou atrapalhar a qualidade de vida (com crises frequentes, ou impedindo de realizar algo que costumava conseguir antes, por exemplo).

Viver uma vida sendo “refém” da ansiedade e das crises de ansiedade pode ser bastante angustiante, portanto, o melhor caminho é o de reconhecer que há um problema, entender quais os gatilhos que levam à esses sintomas e então traçar estratégias para que possa lidar melhor, e, possivelmente, ter qualidade de vida.

 
 
bottom of page